06 outubro 2009

 

A política e os políticos

Não tenho nada contra a política. Antes pelo contrário: acho que a política (o interesse pela política) é uma dimensão da cidadania. Há, porém, duas coisas que me afastam dos políticos: uma questão de discurso e uma questão de “representação”, no sentido teatral do termo.
Quanto ao primeiro, afasto-me dele, por ser um discurso estereotipado e previsível, que nunca ou quase nunca nos surpreende pela novidade; quanto à segunda, repugna-me pelas máscaras que é necessário afivelar para interpretar papéis que frequentemente atingem o nível do grotesco.
Poderia reduzir esses dois óbices a um só: uma questão de forma, sendo que a “forma”, como não se cansaram de dizer os profissionais da comunicação social e alguns analistas, a propósito dos debates nas últimas eleições legislativas, é, em política, conteúdo. Sobretudo nesta era de domínio do “mediático”.





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?


Estatísticas (desde 30/11/2005)