16 agosto 2006

 

Darfur – em jeito telegráfico


1. Uma tragédia não afasta nem diminui outra.
2. Agora que no Líbano se chegou após muitas mortes e destruições a um cessar-fogo, existe resolução da ONU e espera-se (deseja-se) que a mesma seja implementada no terreno.
3. Talvez seja oportuno recordar o que se passa num outro local sobre o qual a administração do Império e a ONU há uns meses disseram que a desgraça seria firmemente estancada.
4. Em Darfur o genocídio já gerou, pelo menos, 400.000 mortos e 2.400.000 deslocados.
5. Depois do celebrado acordo de Abuja multiplicaram-se as violações do cessar fogo e, inclusive, as notícias de ataques a equipas de ajuda humanitária;
6. Se a Adminstração Bush, depois da entrada de leão (ou discurso do «cowboy»), continuar «sentada e à espera», bem como os restantes dirigentes do mundo, parece que não existirá uma intervenção de uma força efectiva antes de 2007.
7. Amanhã (quinta-feira) o Conselho de Segurança receberá um novo relatório e ouvirá novos depoimentos sobre a desgraça do genocídio e dos deslocados.
8. Será que uma renovada consciência humanitária irá determinar uma mais que imperiosa intervenção de uma força legitimada pelas Nações Unidas?
9. Infelizmente parece que não há grandes motivos de esperança.





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?


Estatísticas (desde 30/11/2005)