20 novembro 2012

 

O alerta do professor


Leio todas as semanas as crónicas que Rui Ramos assina no Expresso. Frequentemente, não concordo com os seus pontos de vista, mas gosto de me confrontar com ideias divergentes e até antagónicas das minhas. É um exercício curioso comparar essas crónicas com as que, na mesma página, são assinadas por Daniel Oliveira. Normalmente exprimem ideias contrárias sobre os mesmos assuntos ou assuntos afins.

Assim acontece com as crónicas de ambos na semana passada sobre a greve geral e as manifestações do passado dia 14. A de Daniel Oliveira bate a tecla já tangida por vários outros opinadores de que a polícia tardou em reagir às provocações de um grupo de desordeiros, para depois reagir à bastonada, indiscriminadamente, contra pessoas inocentes e que não puderam fugir (tais como pessoas idosas e mulheres com crianças ao colo), fazendo com que uma greve geral realizada com êxito e de forma pacífica ficasse ensombrada pelo impacto mediático dessas provocações; a de Rui Ramos alerta para os perigos, que se adensarão no futuro, das acções empreendidas pela esquerda revolucionária, sem distinguir devidamente entre o grupo de indivíduos que, no final, provocaram a polícia e as manifestações que decorreram, de uma forma geral, de modo pacífico.

Se não concordo com o ponto de vista de Daniel Oliveira quanto ao maquiavelismo que parece imputar à polícia e a quem nela superintende, sem prejuízo de eu também ter ficado com dúvidas relativamente à forma de reacção policial, que me pareceu indiscriminada e algo desproporcionada, atingindo pessoas idosas e mais vulneráveis em zonas como a cabeça, acho que o artigo de Rui Ramos cai em velhos maniqueísmos e em velhos estereótipos, como o do «fascismo vermelho». Há quanto tempo não se lia nem se ouvia essa expressão da “direita radical”, que escrevia nas paredes «comunismo igual a fascismo», logo a seguir ao “25 de Abril”!

  É imperdoável que um historiador não distinga entre uma coisa e outra, muito embora o estalinismo, que campeou no mundo chamado “socialista,” hoje reduzido a uns frangalhos caricaturais, fosse um regime totalitário, como o fascismo, mas não se confundindo um com o outro.

Para ele, os insultos de rua, os protestos, as manifestações a que temos assistido, os “movimentos sociais”, as greves, as acções violentas e mesmo a campanha contra Isabel Jonet, enfim, tudo isso cabe no mesmo saco – a acção insurreccional da «esquerda revolucionária», que espera a sua hora para tentar uma desforra do “25 de Novembro”. Contra esse «fascismo vermelho», alerta o professor, é preciso que se imponha, antes que seja tarde, a «frente democrática».

Convenhamos que, para um historiador, é demasiada confusão e demasiado alarmismo.

Esta crónica é um autêntico bilhete de identidade ideológico do seu autor, contribuindo porventura para esclarecer a posteriori as reservas que normalmente são colocadas à sua interpretação do período correspondente ao Estado Novo da História de Portugal, de que ele foi coordenador.





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?


Estatísticas (desde 30/11/2005)