27 junho 2018

 

Super Trump


(Olhando a capa da Revista Time que exibe a foto de uma criança de dois anos diante do presidente dos USA)
Trump olha para a criança do alto da sua vastidão incomensurável. A criança está muito lá para baixo, mal lhe chega aos joelhos, olha para ele com a cabeça toda inclinada para trás, como se olhasse para uma torre. Chora, porque perdeu a família na fronteira; a polícia levou-lhe os parentes e deixou-a a ela só, debulhada em lágrimas, perdida, desorientada.
Trump olha para a criança com a cabeça ligeiramente inclinada para baixo, um sorrisinho forçado estampado no rosto, a longa gravata pendente do pescoço. Olha para a criança lá muito do alto. Pensa que é o presidente dum grande país e que não pode inclinar-se demasiado, muito menos baixar-se. Não quer transmitir a imagem dum avozinho de sentimentos moles, mas também não quer parecer inteiramente cru. Tem um sorrisinho de meias tintas. Intimamente, pensa que é o senhor dum império e que aquela criança vem dum outro mundo, um mundo de escala ínfima, talvez Liliput. Ele, Trump, poderia esmagar a criança, como uma formiguinha, debaixo do seu enorme sapatão, mas seria uma acção demasiado feia para um presidente global, que pode, se quiser, carregar num botão e limpar da superfície da Terra povos inteiros. Poderia também, se quisesse, tirar a gravata, desfazer-lhe o nó e transformá-la em corda com que guindasse a criança até ao alto da torre onde tem a sua cabeça, mas seria perder a verticalidade de compostura, metaforicamente falando, embora não tivesse que dobrar a coluna vertebral até ao sítio onde está o petiz. Além disso, não entende a língua em que este fala, nem a língua em que chora. Talvez possa resolver o problema sem ter que enfrentar estes dramas alienígenas, dramas tão ínfimos, mas que moem a paciência dum presidente dos States.
A criança chora, desnorteada, olhando para cima, e sente que lhe falta uma escada para chegar àquele gigante que não se move, àquela torre que está infinitamente acima da sua cabecita – a Torre Trump.







<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?


Estatísticas (desde 30/11/2005)