24 junho 2006

 

Qual Big Brother, qual carapuça!

"Aqueles capazes de abdicar da liberdade para obter um pouco de segurança temporária não merecem nem a segurança, nem a liberdade."
Benjamin Franklin


Tendo presentes as notícias que ultimamente têm vindo a público sobre as políticas de segurança dos Estados Unidos, nunca é demais recordar estas palavras.
Foram as alterações introduzidas no Foreign Intelligence Surveillance Act pelo USA Patriot Act (cujas siglas significam impressivamente e a rondar quase o poético Uniting and Strengthening America by Providing Appropriate Tools Required to Intercept and Obstruct Terrorism), as escutas indiscriminadas realizadas pela NSA, os voos da CIA e agora o controlo pela mesma agência de transacções financeiras.
Sendo duvidosa a existência de lei que o permita, a não ser uma declaração de emergência que viu a luz logo após 11 de Setembro de 2001, e sem que haja autorização do Congresso.
Big Brother? Nah...
O Big Brother ao pé disto é uma brincadeira de crianças. É que, pelo menos, na ficção de Orwell cada um sabia que estava a ser vigiado e era constantemente avisado disso.





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?


Estatísticas (desde 30/11/2005)