22 outubro 2011

 

Curso teórico-prático de liberalismo

Nós, portugueses, estamos a receber um curso acelerado de liberalismo económico, um curso teórico-prático, aliás. Até agora tem sido mais teórico, transmitido nos grandes discursos e outras mensagens políticas de governantes e seus acólitos, que pretendem explicar aos portugueses as vantagens de vivermos com menos rendimentos, de nos contentarmos com pouco, de não invejarmos os ricos, de sermos humildes, respeitadores e obrigados...
Brevemente virá a vertente prática, aquela em que os portugueses verão na sua vida real, no seu bolso, o esplendor teórico daquela doutrina. Será um curso muito acelerado. Vamos ver como os portugueses conseguirão assimilar tudo em tão pouco tempo. A parte teórica tem sido acompanhada com algum distanciamento. Mas o que vem aí conterá outro tipo de estímulos... Vamos ver, como reagem os portugueses, este povo que está aqui à beira do Atlântico há uma série de séculos.
Certo é que igualmente os gregos, que também já levam uma quantidade de séculos de existência, estão agora a frequentar o mesmo curso. E já vão mais adiantados que nós. Mas eles não têm assimilado bem os conhecimentos transmitidos, não querem ir às aulas, praguejam, chamam nomes aos governantes, enfim fazem trinta por uma linha. Ingratos, afinal.
E nós, como reagiremos quando o curso estiver mais adiantado?





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?


Estatísticas (desde 30/11/2005)