29 abril 2012

 

Bom era que nos igualáramos todos




«O maior jugo de um reino, a mais  pesada carga de uma república são os imoderados tributos. Se queremos que sejam leves, se queremos que sejam suaves, repartam-se por todos. Não há há tributo mais pesado que o da morte, e contudo todos o pagam, e ninguém se queixa, por que é tributo de todos. Se uns homens morreram e outros não, quem levara em paciência esta rigorosa pensão da imortalidade? Mas a mesma razão que a estende, a facilita; e porque não há privilegiados, não há queixosos. Imitem as resoluções políticas o poder natural do Criador (…) Se amanhece o sol a todos aquenta; e se chove o céu, a todos molha. Se toda a luz caíra a uma parte e toda a tempestade a outra, quem a sofrera?

Mas não sei que injusta condição é a deste elemento grosseiro em que vivemos, que as mesmas igualdades do céu, em chegando à terra, logo se desiguala. Chove o cé com aquela desigualdade distributiva que vemos; mas em a água chegando à terra, os montes ficam enxutos e os vales afogando-se; os montes escoam o peso da água de si, e toda a força da corrente desce a alagar os vales.

(…)

Bom era que nos igualáramos todos; mas como se podem igualar extremos que têm a essência na mesma desigualdade? Quem compõe os três estados do Reino, é a desigualdade das pessoas. Pois, como se hão-de igualar os três estados, se são estados porque são desiguais? Como?»

(Padre António Vieira – Sermão de Santo António – Na festa que fez ao santo na Igreja das Chagas de Lisboa, aos catorze de Setembro de 1642, tendo-se publicado as cortes para o dia seguinte).





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?


Estatísticas (desde 30/11/2005)