11 agosto 2013

 

Impressões sobre Urbano Tavares Rodrigues


Urbano Tavares Rodrigues. Infelizmente, não é um escritor que eu tenha lido muito, como ele merecia: contos, uma ou outra novela, livros de viagens. Virei-me mais para os livros de Maria Judite de Carvalho, sua mulher, uma outra mestra na escrita de crónicas, contos e novelas.

Conheci-o há muitos anos atrás, já depois do “25 de Abril”, tendo-me sido apresentado por amigos comuns e privei com ele durante alguns dias em que esteve no Porto. Conversámos muito sobre muitos assuntos, em noites prolongadas, cirandando pelos bares portuenses. Falei-lhe de Sá Coimbra, de quem era amigo, e dum livro que este tinha escrito – A Chancela – um romance sobre o exercício do poder judicial na ditadura, mas apanhando já o “25 de Abril”.

Um mês depois, na página literária dum periódico (não sei agora qual), fez uma curta resenha crítica ao livro, bastante elogiosa, no contexto de outras críticas, talvez a uma dezena de livros, entre ficção e ensaio, dando a esse conjunto um título do estilo Leitura de férias. Fiquei espantado com a sua capacidade de leitura.  

 Teve a gentileza de me oferecer alguns livros seus com dedicatórias muito amistosas.

Recordo desse tempo uma convivência extremamente agradável, uma ímpar delicadeza de trato, uma grande abertura, para lá de condicionamentos ideológicos, uma plena disponibilidade para estar, para conversar, para ouvir, uma vastíssima erudição que surgia fluente e discreta na conversa, uma viva curiosidade pelas coisas fora do seu universo cultural, como, por exemplo, pela magistratura, de que eu, nesse grupo de amigos, era o único representante.

Por tudo isso, deveria ter sido um mais assíduo leitor da sua obra.

O seu desaparecimento, no fim de uma vida tão longa, plena e vivida apaixonadamente até ao fim, vai ser – prometo-o a mim mesmo – um incentivo para um maior aprofundamento da sua obra. É, como se diz, a melhor maneira de homenagear o intelectual, o escritor, o cidadão exemplar e o homem dotado de um raro poder de empatia.





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?


Estatísticas (desde 30/11/2005)