01 outubro 2019

 

Tancos. Thanks.

O processo sobre o caso de Tancos veio fazer um corte epistemológico na campanha eleitoral. Esta mudou completamente, a ponto de já ter deixado de interessar qualquer esclarecimento a que supostamente as campanhas se dirigem. A obsessão, agora, é Tancos, não por causa da relevância do caso em si, mas como instrumento para outros fins que primacialmente são eleitorais, mas que são inconfessáveis, por força da hipocrisia e tortuosidade que lhes subjaz. Então, do ponto de vista das oposições, a acusação do Ministério Público foi providencial. Foi essa acusação que veio dar um alento formidável a quem se posiciona contra o governo, sobretudo à direita, e andava a arrastar a sua existência pelas ruas da amargura. É ver Assunção Cristas, confundindo acusação com certeza provada. É ver Rui Rio e o delírio que o tomou, extravasando completamente dos limites admissíveis mesmo num contexto de luta política e passando a elogiar interesseiramente a independência do Ministério Público, quando é o político que mais o tem atacado e mais quer intervir no seu controle. É vê-los a ambos, exigindo uma interpelação urgente ao governo na Assembleia da República, nos últimos dias da pseudo-campanha.
Mas também à esquerda do PS o caso aproveita e tem sido aproveitado, embora com menos ardor, tendo em vista sobretudo retirar ao PS a maioria absoluta – uma objectivo legítimo, mas que não deveria admitir o emprego de qualquer meio.
Uma tal bomba atómica poderia ter sido evitada, tendo em vista a distorção provocada na campanha e o dano no sistema democrático? Alguém, no PS, segundo certos órgãos de comunicação social, fala de conspiração, mas o semanário Expresso de sábado passado (e é, de momento, a única fonte de que disponho) referia o termo do prazo da prisão preventiva do principal arguido como motivação para o despoletamento, nesta altura, do caso judicial. Sendo assim, não poderia o PS e o governo terem previsto à distância a possibilidade de desfecho do caso em plena campanha eleitoral, sobretudo porque o processo foi sendo arrastado ao longo de meses e era previsível, à semelhança de outros casos, que a acusação fosse ultimada próximo daquele prazo?





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?


Estatísticas (desde 30/11/2005)