12 julho 2008

 

O flagelo do povo

Átila era o "flagelo de Deus", o que queria dizer que combatia até à aniquilação completa os inimigos de Deus, que, segundo as crónicas da época, lhe tinha atribuído essa missão providencial.
O Bastonário dos Advogados é o "flagelo do povo", tendo desencadeado uma cruzada incansável contra todos os inimigos do povo, não só contra os que estão acobertados pelo manto da justiça, embora esses sejam os alvos preferenciais. Só parará quando todos eles caírem esmagados. Não haverá negociações, pactos ou transacções. Só a rendição total e incondicional dos inimigos porá termo à contenda.
Não se conhece o teor da "procuração" passada, nem quem a passou, mas isso pouco importa ao flagelador, que sabe ser o homem providencial para cumprir tão elevados desígnios da providência popular.
Nem alguma deserção que surja nas suas fileiras pode fazê-lo vacilar, porque a sua campanha é essencialmente monocrática e unipessoal, como sempre aconteceu com os grandes guerreiros da história.
Entretanto, alguém apareceu (desesperadamente ansioso de mostrar serviço) a desafiá-lo para um duelo. Ainda não reagiu, mas quando o fizer será implacável como sempre e arrasará o insolente. Em todo o caso, vão ser postos à venda os primeiros bilhetes para o espectáculo.





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?


Estatísticas (desde 30/11/2005)