22 janeiro 2009

 

Faixa de Gaza: apenas uma pausa

O grau de brutalidade e de desprezo pelas vidas humanas demonstrado por Israel na recente (e apenas suspensa) invasão da Faixa de Gaza pode ser medido, mais do que pelas fotografias que vão chegando, pelas reacções de certas (altas) entidades. Na verdade, até o irrevelante secretário-geral da ONU, esse lugar honorificamente ocupado por um sul-coreano cujo nome me escapa, desta vez manifestou-se emocionado e chocado com o que viu em Gaza, e "pediu" um inquérito. A Cruz Vermelha, sempre tão contida em declarações, para não prejudicar a sua possibilidade de intervenção em todos os conflitos, criticou asperamente Israel. E o subsecretário-geral da ONU insurgiu-se contra as mortes provocadas na população civil.
Mas é claro que os israelitas ignoram e desprezam estas e outras reacções. Quem não é por eles é certamente anti-semita ou está manipulado pelos anti-semitas...
E Obama? Vai mesmo empenhar-se na resolução do conflito de fundo e obrigar Israel a negociar seriamente?
Se não o fizer, esta invasão de Gaza será apenas uma breve pausa, preâmbulo de uma nova razia em Gaza ou na Cisjordância, enfim, onde quer que existam e resistam alguns palestinianos inconformados com o destino de párias que Israel lhes decretou.





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?


Estatísticas (desde 30/11/2005)