01 maio 2006

 

Pena de Morte, Tortura…

Ainda em 19/4/2006 a Amnistia Internacional denunciou a existência “de mais de 20.000 pessoas no corredor da morte, a aguardar execução pelos seus próprios governos. Pelo menos 2148 pessoas foram executadas, em 22 países, em 2005 – 94% dos quais na China, Irão, Arábia Saudita e EUA – e 5186 foram condenados à morte em 53 países”.
Segundo a mesma fonte (A.I.), “execução de menores ocorreram no Irão, ainda em 2005”; nos EUA, “em Março de 2005”, foi abolida “a pena de morte para jovens que tivessem cometido crimes enquanto menores”.
“Na China, muitos temem que os elevados lucros que estão por detrás do transplante de órgãos dos executados, podem funcionar como um incentivo à manutenção da pena de morte”.

Neste 1º de Maio de 2006, o Centro de Notícias da Onu informou que “a Comissão contra a Tortura começou hoje, em Genebra, a sua 36ª sessão, na qual iria debater informações recolhidas sobre o cumprimento dos tratados internacionais nesta matéria, por parte dos EUA, Peru, Guatemala e outros 4 países”.

Em pleno século XXI (nomeadamente) os EUA, país de liberdades… ainda não ratificou v.g. o Protocolo Facultativo da Convenção contra a Tortura e outros Tratamentos ou Penas Cruéis, Desumanos ou Degradantes, o Segundo Protocolo Opcional ao Acordo Internacional sobre os Direitos Civis e Políticos (1989), nem tão pouco interiorizou o significado de “dignidade humana”.

Continuam, calmamente, a executar pessoas (v.g., que padecem de deficiência mental), continuam a usar da tortura…e por aí fora...





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?


Estatísticas (desde 30/11/2005)