30 julho 2006

 

As férias dos juízes no tempo de Ramalho Ortigão

Espinho é, com effeito, e por excellencia, além da costa celebre da sardinha, a piscina consagrada da magistratura.
De manha na praia, á hora do banho, de tarde ao longo da estrada da Granja, ou no caminho dos pinhaes circumvizinhos, vêem-se grupos compactos de cavalheiros edosos, de passo lento e commedido, de uma compostura grave, entre modestos e majestosos, os quaes, ao encontrarem-se uns com os outros -grupo que vae e grupo que vem—se saudam reciprocamente, ouvindo-se de parte a parte em variadas vozes e em todos os diversos tons da affabilidade, honesta, não pueril, a palavra:—collega! collega! collega!
São suas excellencias os juizes.
Familiares e gaiteiros chapéos de palha campesina lhes cobrem as cãs venerandas, tantas vezes desgrenhadas nos vendavaes do foro pelo sopro inhospito da oratória tribunicia dizendo o crime nefando. De seus hombros, affeitos ao peso da responsabilidade social e á ondulação majestática da beca, pende — licito jôgo das brizas — a rabona caseira de uma jovial lustrina, ou de um galante porém não jogralesco cheviote. Suas mãos, em vez da rija e inflexível vara da lei, sopesam com mimo o ligeiro bordão de fino e envernizado bambu encastoado em prata; e entre o pollegar e o index da mão esquerda, por meio dos quaes por tantas vezes picaram no ar, como que com invisíveis alfinetes, as delicadas minucias do corpo de delicto, repousa agora, aconchegada, inoffensiva e morna, a tónica pitada de um saudavel e escolhido esternutatorio.
As lides balneares e os fagueiros attractivos dos jogos de vasa e da palestra amena e conceituosa em descerimonioso convívio não os impedem de consagrar em cada dia alguns minutos de reflexivo zelo, entre o almoço e a sesta, durante as horas importunas da môsca, ao exame dos autos dependentes das suas respectivas varas.
A uma esposa de juiz de direito, em pratica de passeio com uma irmã de doutor delegado e outras damas, ouvi dizer:
- Meu marido tem vinte banhos e doze causas despachadas desde que chegou até hoje ... Eu bem lh'o prohibo, porque as canceiras damnificam-lhe a saúde; mas que podemos nós, frágeis mulheres, perante a teimosia d'estes senhores magistrados!
E, articulando estas palavras, os seus antigos dentes sorriam de uma conspícua e orgulhosa amargura, mostrando cada um a sua côr differente, como um vivo mappa das diversas comarcas por ella percorridas n'uma longa e gloriosa carreira juridico-conjugal.

As Farpas (volume I)





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?


Estatísticas (desde 30/11/2005)