11 dezembro 2008

 

Manoel de Oliveira

Raras, muito raras, vezes um homem, e sobretudo um artista, chegará aos 100 anos a trabalhar, a trabalhar afincadamente, como se a sua obra estivesse ainda por fazer!
Direi mais: Manoel Oliveira é um caso sem paralelo, talvez único, não só no cinema, como em toda a história da arte. Não me lembro de outro caso assim.
É um privilégio insuperável para todos nós ter este homem como nosso compatriota.
Acompanho a sua obra desde 1963, quando, após anos e anos de insucesso na obtenção de financiamento para os seus projectos fílmicos, ele conseguiu realizar "Acto de Primavera". No mesmo ano, vi a média-metragem "O Pão".
O primeiro foi um deslumbramento. Quero recordar aqui as primeiras imagens do filme, que para mim são algumas das melhores que vi até hoje no cinema: todo o ecrã aparece ocupado pelo azul do céu; depois começa a ouvir-se uma batida regular, e aparece/desaparece ritmicamente numa ponta o ecrã a lâmina de uma enxada que cava a terra; e de repente a tela fica completamente ocupada pelo rosto de um homem batido pelo sol e banhado de suor, que se ergue por um momento para o limpar.
De "O Pão" recordo uma imagem igualmente muito forte: a porta de uma cela escura de uma prisão que se abre para dar entrada a um cesto de pão iluminado pelo sol. E as imagens finais: searas contorcidas pela fúria do vento, como as de Van Gogh.
Recentemente, deslumbrei-me também com "Viagem ao Princípio do Mundo", essa viagem prodigiosa ao passado, em que Mastroianni e Oliveira se confundem num só. E "Quinto Império": D. Sebastião no seu labirinto, as portas do palácio fechadas, só vozes e rumores, autênticos ou imaginados, no claro/escuro, acusações e dúvidas de conselheiros, e uma dilacerada interrogação sobre o destino e a morte.
Só vi uma vez Manoel de Oliveira. Foi há 4 ou 5 anos. Ia a subir a Avenida dos Aliados, a pé, e ia em marcha acelerada...
Esperemos que tenha ainda tempo de cumprir todos os projectos de cinema que tem na cabeça. Que devem ser muitos...





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?


Estatísticas (desde 30/11/2005)