11 julho 2012

 
Entre Princípios

A recente decisão de um tribunal de Colónia que refere que a integridade física dos bebés circuncidados e o seu direito a escolher uma religião mais tarde devem prevalecer sobre a liberdade religiosa dos seus pais apanha-me a meio da leitura do livro Between Two Streams a diary from Bergen-Belsen de Abel J. Herzberg. Trata-se do diário da permanência desse advogado e escritor holandês no pequeno grupo de privilegiados na possível troca com civis alemães em poder dos aliados no Sternlager daquele Campo de Concentração.
Aparentemente o único mérito da supra aludida decisão judicial será a comunhão da indignação que provocou em vários líderes religiosos (o caso, tem, na sua origem, uma criança muçulmana), tendo a comunidade judaica sido mais intensa no protesto e a Conferência de Rabis Europeus marcado uma reunião de emergência para analisar a decisão pelos ecos de intransigência de outros tempos.
Na verdade, a mencionada prevalência de uns princípios sobre outros numa lógica e escolha mais que discutível (mas aparentemente em voga) lembrou-me a justificação dada pelo autor para o nome do livro, na sua introdução:
This account of Bergen-Belsen is called Between Two Streams. The title occurs several times in the diary, where it is explained. Two streams manifested themselves in the camp-and not only there: National Socialism and Judaism. Not only persecutors and persecuted, powerful and powerless, took part in this lugubrious drama. Two irreconcilable principles of life fought invisibly in the visible battle”.
Luís Eloy

Nota: Depois de vários posts e insistências acedi a entrar directamente no Sine Die. Faço-o pelo grande apreço que tenho por todos os colaboradores regulares deste espaço esperando não o desmerecer em excesso. 
 





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?


Estatísticas (desde 30/11/2005)