12 outubro 2018

 

YouToo


            O movimento MeToo chegou a Portugal e com a virulência que caracteriza a sua matriz originária norteamericana.
            Retomando o que já aqui adiantou Artur Costa, afirmo sem rodeios que este movimento feminista nada tem de libertador ou progressista, antes radica em preconceitos e estereótipos conservadores e puritanos.
            Desde logo, a imagem do homem e da mulher de que parte. A mulher é um ser imaculado, inocente, sincero, permanentemente sujeito às investidas perversas dos homens, desde a mais tenra infância (desde o 1º ciclo, como lembra a investigadora do CES Ana Cristina Santos no “Público” de hoje), os homens, esses seres pervertidos, promíscuos, imundos, sempre a pensar no que está por baixo das saias das mulheres…
            Esta conceção de mulheres e homens é profundamente conservadora, talvez se possa mesmo dizer profundamente machista…
            Contra o género masculino, o MeToo português propõe-se criar um “exército de mulheres”, um corpo militar coeso de mulheres violadas (o que não é difícil encontrar, porque “uma em cada três mulheres foi vítima de pelo menos um ataque de natureza sexual ao longo da vida”) e também de não violadas, porque “todas incorporamos desconforto e violência” (vide o citado artigo).
            Até ao recrutamento do exército, o movimento opera pela denúncia aos tribunais de todas as agressões sexuais sofridas por mulheres. Sabendo-se que os tribunais estão repletos de homens tendencialmente violadores e de mulheres complacentes, há que reorganizar os tribunais, ou seja, criar uma espécie autónoma de tribunais especificamente para julgar os crimes sexuais, preenchidos somente com mulheres (recrutadas a pente fino) e criar regras processuais especiais, probatórias nomeadamente (a palavra da mulher nunca deve ser posta em causa, se possível a inversão do ónus da prova).
            Neste ponto, o MeToo português tem como ponto de referência o admirável sistema penal norteamericano, por exemplo: prisão perpétua para os violadores, imprescritibilidade do direito de queixa das vítimas e das penas.
            O obscurantismo, o puritanismo, os preconceitos, a “caça às bruxas” estão de regresso e disfarçam-se de luta libertadora…






<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?


Estatísticas (desde 30/11/2005)