31 julho 2019

 

Sérgio Moro




Sérgio Moro está a mostrar a sua verdadeira face, servindo-se do cargo de ministro da Justiça para fazer sumir as provas que têm sido dadas a lume pelo site Intercept e que põem em causa a sua conduta no processo de Lula da Silva, nomeadamente por colaborar com o Ministério Público, fazendo-lhe sugestões, fornecendo-lhe pistas, dando-lhe indicações e mesmo instruções, revelando assim um comportamento parcial, interessado e a todos os títulos reprovável. Outras revelações têm sido feitas que denotam, para além de parcialidade, uma instrumentalização do processo no sentido de conseguir determinados objectivos políticos.
Ora, a destruição dessas provas que têm sido dadas a lume (porque se trata de uma verdadeira destruição) parece que vai ser operada por meio da emissão de uma medida legal adequada que as faria desaparecer com o fundamento de as mesmas terem sido obtidas ilegalmente. Curiosa interpretação esta, que com fundamento na ilegalidade do comportamento do jornalista, por invasão da esfera da privacidade de autoridades públicas em funções, vai fazer desaparecer a ilegalidade muito mais grave e de inegável relevância pública, porque ofensiva, desde logo, do princípio estruturante do Estado de Direito democrático, do comportamento do juiz do processo e actualmente ministro da Justiça, que assim, também, incorre num abuso de poder com a agravante de ser para resolver um caso que lhe diz respeito.
Este comportamento revela o vezo totalitário do actual ministro da Justiça do Brasil e põe seriamente em causa a sua verticalidade ética.





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?


Estatísticas (desde 30/11/2005)