01 novembro 2011

 

Retratos duvidosos

Segundo um inquérito a nível europeu ontem divulgado (ESS), 76,7% dos portugueses pensam que as decisões dos tribunais são influenciadas por pressões políticas. 83% acham que os tribunais protegem mais os ricos e os poderosos. Sobre a confiança nas instituições, numa escala de 0 a 10, 84% dos portugueses não vão além de 5. (Ah, mas Portugal ficou bem classificado, em segundo lugar, só ultrapassado pela Dinamarca, em "grau de felicidade": 15,5% dos portugueses declararam sentir-se satisfeitos nos últimos 12 meses!!!)
Que dizer destes números? Apeas que são a opinião de 2150 portugueses... Melhor: que são as respostas de 2150 portugueses a um inquérito.
As coisas serão como eles dizem? Isso não interessa... A sociologia de hoje não se interessa pela realidade, antes pela "percepção" da realidade, é uma sociologia do sentimento, uma ciência subjectiva... E como recolhe esses sentimentos? Através de inquéritos formatados, estereotipados, de 0 a 10, de muito bom a muito mau, etc., é só pôr uma cruzinha, tipo totoloto.
As respostas, como as perguntas, estão formatadas, condicionadas, manipuladas à partida. É um jogo viciado este dos "inquéritos à população"... Dão sempre o resultado esperado (expectado).
E depois têm a lata de chamar a estes inquéritos "retrato" de um país, como se aquela amálgama de dados caóticos pudesse traduzir alguma representação da realidade...
Retrato, sim, da degradação de uma sociologia que se basta com estes métodos de investigação...





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?


Estatísticas (desde 30/11/2005)