27 outubro 2018

 

O Brasil à beira do abismo

Creio que há duas razões fundamentais para a popularidade de Bolsonaro: por um lado, a enorme dimensão da violência urbana e a consequente insegurança dos cidadãos; por outro, o elevado grau de corrupção, atingindo as mais altas figuras do Estado, as atuais e os anteriores governantes do PT,  descredibilizando inevitavelmente as instituições democráticas.
É nestas situações que as propostas autoritárias ganham força, bem o sabemos. Como também sabemos que os regimes autoritários, mesmo que com capa democrática, não resolvem os problemas nem da segurança, a não ser impondo o terror, que é outra forma de insegurança, nem da corrupção, que passa apenas a ser mais selecionada e regulada pelo poder.
Nesta hora, porém, grande número de brasileiros, ao que parece a maioria, incluindo os jovens, querem a solução da força. Vão aprender caro quanto custa tal opção.
E a esquerda brasileira vai ter uns anos, infelizmente talvez muitos, para refletir, fazer autocrítica (em vez de atirar as culpas para o poder judicial), e apresentar-se ao povo brasileiro com nova cara (e novas caras) para imprimir um novo rumo ao Brasil.
Quantos anos durará a noite que se avizinha é que é uma incógnita...





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?


Estatísticas (desde 30/11/2005)