21 dezembro 2005
A "concepção inteligente" nas escolas dos EUA
Pode parecer anedota, mas é verdade: processa-se neste momento um debate intenso em certos estados dos EUA sobre se se deve ensinar nas escolas que a espécie humana começou com Adão e Eva, tal como ensina a Bíblia, ou antes segundo a teoria darwiniana da evolução das espécies. Os que defendem a primeira "tese" ( o mundo foi criado por um ser "inteligente" - Deus)conseguiram algumas vitórias junto das autoridades escolares. Mas agora um juiz federal da Pensilvânia veio impedir o ensino da "concepção inteligente" nas escolas públicas, em nome do princípio constitucional da laicidade do ensino público.
A questão poderá chegar ao Supremo Tribunal e então se verá quem ganha. Mas o que importa anotar é como um debate destes, que se julgaria datado do sec. XIX, está em curso no início do sec. XXI no país mais desenvolvido a nível científico! Tal a força que os "inteligentes" ganharam a nível nacional, desde a sociedade civil à Casa Branca.
A questão poderá chegar ao Supremo Tribunal e então se verá quem ganha. Mas o que importa anotar é como um debate destes, que se julgaria datado do sec. XIX, está em curso no início do sec. XXI no país mais desenvolvido a nível científico! Tal a força que os "inteligentes" ganharam a nível nacional, desde a sociedade civil à Casa Branca.