19 maio 2006

 

Finalmente, um plano para a toxicodependência!

Estava pronto desde Novembro de 2005 o Plano Nacional contra a Droga e as Toxicodependências, mas só há dias foi aprovado. É que não havia "disponibilidade de agenda" dos ministros envolvidos. É inacreditável, mas é verdade. O desinteresse do Governo pela matéria é manifesto. Sobretudo do PM, ele que foi o responsável pela Estratégia de 1999. Agora é a economia e só a economia que preocupa e manda. «A economia matou a política», diz-se hoje nos jornais. É verdade. A política acabou. Quem manda são os grão-sacerdotes da economia. E o pior é que, tendo eliminado tudo à sua volta, a economia não pára de piorar.
Mas voltemos ao dito Plano. Que constitui uma grande desilusão. Embora mantenha a fidelidade à Estratégia de 1999, escamoteia-se completamente a questão do regime legal do tráfico, o problema dos traficantes-consumidores, o regime legal do consumo.
De registar apenas um empenho manifestado em prosseguir e incrementar as políticas de redução de danos. Mas as promessas são muito tímidas quanto às salas de injecção assistida e quanto à intervenção no meio prisional. Aliás, não é de esperar que se vá gastar muito dinheiro com essa gente da droga...
Um documento muito pouco ambicioso, certamente porque não haverá apoio da tutela para mais. As preocupações na área da saúde, já se sabe quais são, não sabe?





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?


Estatísticas (desde 30/11/2005)