23 março 2010

 

Crime e castigo

Passo a publicar mais um texto enviado pelo colaborador do Sine Die Luís Eloy (que lhe atribuiu o título em epígrafe):

Saiu muito recentemente um excelente hors-série de parceria Le Figaro-Beaux Arts dedicado à exposição que está a decorrer em Paris, no museu d’ Orsay (16 de Março-27 de Junho), dedicada ao Crime e Castigo e ao fascínio que estes exerceram nos grandes artistas.
Balizada entre 1789 e 1981, duas datas bem simbólicas (a segunda a da abolição da pena de morte em França) a exposição foi inspirada pelo ex-ministro da justiça françês Robert Badinter, artesão da abolição da pena de morte em França (vale a pena ler o seu impressivo romance L` Execution de 1973) e muito ligado à história da justiça e à sua implementação.
A revista tem uma qualidade gráfica excepcional e os conteúdos não lhe ficam absolutamente nada atrás.
Uma grande entrevista com Badinter, artigos sobre o assassinato de Marat por Charlotte Corday, sobre o Pelletier de Saint-Fargeau, sobre Lombroso, sobre Alphonse Bertillon, sobre a relação dos artistas com a justiça (Daumier, Courber, Van Gogh, Egon Schiele) entre outros, fazem mitigar o lamento de quem não pode ir ver a exposição propriamente dita.
Trata-se, sem dúvida, da melhor revista que li nos últimos meses e que vale largamente os 8,60 euros que custa em Portugal.


Luís Eloy





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?


Estatísticas (desde 30/11/2005)