04 abril 2019

 

A família socialista

Também fiquei perplexo com a teia de relações familiares que ligam vários membros do Partido Socialista (PS) ao governo e a variadíssimos cargos de relevo nas instâncias políticas nacionais e internacionais, na Administração Pública e no próprio partido. Quer dizer que, dentro da própria família socialista, existe um círculo familiar mais restrito, composto por amigos e por membros ligados entre si por relações de parentesco, os quais ocupam uma parte considerável de cargos públicos de relevo.
É evidente que uma tal constatação não pode deixar ninguém indiferente (pelo menos, quem ainda tem algum pudor e sentido da ética da política, da administração da coisa pública e da democracia). A situação faz lembrar, por uma espécie de acto reflexo, os apparatchik, os homens e as mulheres do aparelho estatal e partidário, confundidos ambos. Quem pertence ao aparelho tem a enorme vantagem de obter empregos e lugares para os cônjuges, os parentes e os amigos, e de os deixar em herança a essas pessoas do seu círculo. Não digo que todos aqueles que foram colocados nos diversos lugares onde se encontram o tenham sido independentemente da sua competência, mas temos de concordar que a base é estreita, provoca suspeitas, mina a credibilidade dos políticos e das instituições democráticas.
Não há dúvida de que o caso lança uma sombra negra sobre o governo, embora haja muito oportunismo na forma como a situação foi despoletada nos media, em época eleitoral, e na forma como certos dirigentes partidários da Oposição tentam cavalgar a onda. Para além de oportunista, esse cavalgar a onda é hipócrita e os seus figurantes ou os partidos que representam têm muitos rabos-de-palha, como se costuma dizer.






<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?


Estatísticas (desde 30/11/2005)